segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Relato de vivencia- aula 1

RELATO DE VIVENCIA – AULA 1.

A aula é iniciada após as orações, sob a orientação da equipe pedagógica, como é de práxi. Em seguida, na sala de aula o professor realiza as saudações a turma e escreve na lousa a data e a matéria a ser estudada e ao retirar de uma sacola alguns objetos e distribuí-los sobre o birô solicitou que todos observassem com muita atenção.
Depois desse momento, foi solicitado também que formassem grupos de cinco alunos (as) e que um representante por vez fosse até o birô e escolhesse um objeto aleatoriamente. Com os objetos em mãos (pilão, milho, cesto, mandioca e rede) os grupos anotassem as características gerais que o grupo escolheu. Neste momento o professor sugeriu dicas, a saber os materiais usados e os subprodutos daqueles elementos etc.
Em função disso, o professor distribui papel madeira para os grupos. Nele os alunos escreveram os nomes dos objetos em negrito (destaque) e alguns tópicos para a apresentação de cada grupo. Organizado o ambiente, isto após o recreio, iniciaram as apresentações, com sorteio feito antecipadamente.
Com o termino das apresentações, formou-se um grande grupo para uma discussão coletiva. Até esse momento, os alunos ainda não perceberam o tocante da aula. Com isso, na discussão fora perguntado de qual origem / povo pertenciam aqueles objetos, colocados no centro do círculo. A partir dessas indagações surgiram varias vezes dentre elas “dos índios!” que por fim deixado explicito na lousa as contribuições indígenas em nosso cotidiano e sua importância. Em conseqüência os alunos ficaram surpresos e passaram assim a refletir mais criticamente sobre a cultura indígena presente em nosso cotidiano.   

Um comentário: